background
logotype

Do Parque

O Parque Biológico de Vinhais (PBV) e toda a área que o envolve têm muito para oferecer. A começar pelo polo principal. Aqui, pode-se desfrutar de um leque diversificado de raças autóctones existentes na região bem como de uma riquíssima variedade de vegetação.

Há várias formas de descobrir tudo aquilo que o parque e a sua envolvente oferecem. Pode-se fazê-lo a pé, desfrutando o percurso ao ritmo de cada um. Para os polos complementares, a viatura pessoal é também uma opção, uma vez que o percurso está adequado para este tipo de transporte. Os mais aventureiros podem fazê-lo de bicicleta. Irá deparar-se ao longo de todo o caminho, com uma vegetação muito diversificada e uma geologia de caráter muito particular.

Estando o PBV situado em pleno Parque Natural de Montesinho, podem descobrir-se uma série de espécies de vertebrados de aves e de mamíferos como por exemplo, o lobo. Os polos complementares (Charca da Vidoeira, Barragem de Prada e Polo da Ciradelha) são ricos em espécies noturnas. Porque não o visitante munir-se de uma lanterna e, confortavelmente, a partir dos nossos observatórios, lançar-se à descoberta das diversas espécies que rondam estes polos e que procuram os lagos para beber? É, seguramente, uma boa oportunidade!

A nível cultural, há vários locais a visitar na Vila de Vinhais. A título de exemplo, o Museu de Arte Sacra bem como o Parque Verde de Artes e Ofícios.

Aqui há muito mais que cada um pode descobrir por si mesmo!

 

Experimentem e lancem-se à aventura!

2017  Parque Biológico de Vinhais