background
logotype

Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho

O centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho situa-se na Vila de Vinhais, a 2 km do Parque biológico de Vinhais e é um ótimo local a visitar para quem vem ao nordeste transmontano.

Com muita história para contar, os muros que suportam esta casa foram construídos para defender o antigo Castelo da Vila. 

De carácter senhorial e estilo palaciano, pertenceu a uma pessoa muito influente na ditadura de Salazar, o Tenente Horácio de Assis Gonçalves, Secretário do Chefe de Estado, que aqui edificou o seu próprio "castelo".

Neste espaço abre-se uma janela para o Parque Natural de Montesinho. As muralhas defendem agora a vida em estado puro, ajudando a compreender os valores naturais que fazem do Parque um lugar onde o visitante se poderá misturar com a natureza.

Piso 1:

A criação do guião museológico resulta em cinco blocos de conteúdos: 

-        Receção/Casa da Vila - o primeiro espaço com o qual o público se encontra e onde lhe são dadas as boas-vindas. Aqui obtêm-se informações sobre a história e usos do próprio edifício;

-        Cooperação e sustentabilidade - apresentadas através de um audiovisual de texturas e uma breve locução vinculados ao património cultural, antropológico e histórico da região e ao património natural do PNM;

-        Exposições temporárias  - sala de realização de exposições de temas variados;

-        Vinhais, Terra de Homens - painéis, ilustrações e imagens que dão a conhecer, com maior profundidade, a história do concelho de Vinhais;

-        Montesinho, a natureza de uma terra - numa primeira sala, suportes expositivos e interativos ajudam o visitante a conhecer a atual legislação do património natural, a situar-se no PNM e a perceber o clima e relevo. Um suporte expositivo mostra elementos representativos dos biótopos apresentados. Na sala seguinte são apresentadas as espécies de fauna e flora mais destacadas do PNM, através de suportes expositivos e de quatro monólitos que associam som e imagem. 

Piso Inferior:

Aqui foram instalados uma pequena biblioteca e uma sala de estudo, onde é possível aceder às novas tecnologias de informação, assim como uma cafetaria e um pequeno auditório.  A partir daqui é feito o acesso aos jardins da Casa da Vila onde, numa das torres do Castelo da Vila, existe uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

 

Morada:

Casa da Vila em Vinhais

Centro Histórico de Vinhais

5320-272 Vinhais

Telefone: 273 771 416

 

Visitas:

Diariamente – 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30

2017  Parque Biológico de Vinhais