background
logotype

Parque Verde de Artes e Ofícios

O Parque Verde de Artes e Ofícios é um equipamento recente na Vila de Vinhais. Foi inaugurado a 20 de Maio de 2011 (nas comemorações do Feriado Municipal) e é um espaço que pretende revitalizar e dar a conhecer os usos e costumes da região.

Esta área é constituída por um recinto composto por várias casas em madeira onde estão expostos diferentes objetos relacionados aos ciclos produtivos da agricultura que outrora se praticava. Painéis informativos em cada stand explicam do que se trata cada instrumento/equipamento e as fotografias servem para melhor elucidação.

Stands existentes no Parque Verde:

1.    Lagar do azeite

2.    Lagar do Vinho

3.    Eira com uma malhadeira recuperada

4.    Forno e cozinha tradicional

5.    Cabanal

6.    Tear

7.    Pisão

8.    Forja

Estes stands são pontos de paragem obrigatória mostrando a quem desconhece as tradições da antiga agricultura da região. Para aqueles que já conhecem e que já viveram esses tempos, é um bom local para recordar épocas antigas.

O material em exposição existente nos stands foi ofertado por pessoas da região ou Associações do Concelho.

Nestas pequenas casas de madeira, podem também deliciar-se com quadras populares, provérbios, rezas, tudo isto vindo de épocas antigas e que ainda hoje se mantém vivo na região de Vinhais. Para complementar o conhecimento, aqui também se podem encontrar dados históricos e geográficos.

 

Marcação de visitas - Posto de Turismo de Vinhais – Telefone - 273 770 309

2017  Parque Biológico de Vinhais