background
logotype

Pólo Central

Fauna

O Parque Biológico de Vinhais oferece aos seus visitantes a possibilidade única de vislumbrar veados (Cervus elaphus) por entre a folhagem, de acompanhar o passo dos javalis (Sus scrofa) e das suas respetivas ninhadas, de conhecer as espécies de aves de rapina que povoam os céus transmontanos, de aprender mais sobre a Charrela (Perdix perdix), espécie aparentemente extinta no nosso país, entre outros animais selvagens autóctones.

Aqui poderá ainda aprender mais sobre as raças domésticas da região que convivem desde tempos ancestrais com as populações transmontanas, entre elas a Cabra-preta de Montesinho (Capra aegagrus), o Porco bísaro (Sus domesticus), a Ovelha Churra Galega Bragançana (Ovis aries) e o Burro Mirandês (Equus asinus).

Dada a localização do Parque Biológico de Vinhais em pleno Parque Natural de Montesinho torna-se ainda possível observar inúmeras espécies da avifauna, herpetofauna e entomofauna; que aí residem ou passam parte do ano (aves migratórias, especialmente).

 

Flora

 O Parque Biológico de Vinhais, dada a sua localização, procura representar a elevada diversidade de habitats que aí existe, com inclinação para as comunidades florísticas. Podem-se encontrar as árvores autóctones mais emblemáticas, como o Carvalho-negral (Quercus pyrenaica) ou o Castanheiro (Castanea sativa), deparar-se com curiosas plantas endémicas que se adaptaram a solos tóxicos e conhecer plantas aromáticas e/ou de elevado poder medicinal. 

2017  Parque Biológico de Vinhais