background
logotype

Pólos Complementares

A partir do núcleo base do Parque Biológico de Vinhais são propostos percursos até três núcleos complementares:

1.    Alto da Ciradelha;

2.    Charca da Vidoeira;

3.    Barragem de Prada.

Os percursos propostos são relativamente pequenos e com a vantagem de poderem ser realizados e percorridos de diversas formas: a pé, de BTT e viatura.

(Para mais informações consultar os Percursos Pedestres aos Polos Complementares)

Exploram-se os locais e as temáticas de maior interesse na região, visitando castros (temática da história/arqueologia), habitats diversificados (tais como bosques, carvalhais, pinhais, prados permanentes, lameiros, soutos, matos, onde dominam os urzais, giestais, estevais, carquejas, sargaço), sardoais e sobreiros, zonas húmidas (barragens e charcas), construções tradicionais (por exemplo, moinhos). Ou seja, ao longo destes percursos pode observar a paisagem característica da região, bem como uma fauna e flora diversificadas.

Fauna

É na proximidade do Parque Biológico que as espécies selvagens alcançam o seu expoente. Área prolífera em populações de Corço (Capreolus capreolus), Javali (Sus scrofa), em espécies de lepidópteros (borboletas) de distribuição restrita ou de estatuto de conservação ameaçado e aves aquáticas (entre outras) associadas a ecossistemas de altitude. O visitante, se vier munido de binóculos e equipamento de caminhada, poderá surpreender-se com o que a Natureza tem para lhe oferecer.

 

Flora

 Quem sobe a sinuosa estrada de encontro ao Parque Biológico leva seguramente consigo a imagem do belíssimo Carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e dos soutos de Castanheiro (Castanea sativa), ambos refúgio de várias espécies animais e habitat preferencial de alguns cogumelos silvestres. Percorrendo as margens dos caminhos, demorando o olhar nos lameiros, matos e bosques, encontrar-se-á facilmente um conjunto de plantas aromáticas e medicinais, uma série de endemismos vegetais associados a rochas ultrabásicas, entre outros.

2017  Parque Biológico de Vinhais